• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje297
Esta SemanaEsta Semana2211
Este MêsEste Mês2211
TOTALTOTAL1196013
Statistik created: 2020-06-04T06:34:47+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Abimota regista entrada das bicicletas na agenda da UE para o pós Covid 19.
    Qui, 04/06/2020 - 09:53

    O setor das duas rodas destaca o compromisso da União Europeia com o futuro do setor e admite que a pandemia veio reforçar o papel da mobilidade sustentável no futuro das sociedades.

    A Abimota, que agrupa empresas do setor, divulga a mensagem do vice presidente da comissão europeia que coloca a bicicleta nos planos de recuperação no pós pandemia.

    Na semana passada as associações cicláveis registam a entrada das bicicletas nas agendas políticas com estatuto idêntico ao do setor automóvel e transporte público.

    Frans Timmermans anunciou que a mobilidade ciclável é parte do novo pacote financeiro dedicado à mobilidade a par de medidas na mobilidade elétrica, redes de carregamento e transporte público.

    Para a mobilidade haverá um pacote de 20 mil milhões de euros canalizados para os estados membros através dos fundos regionais.

    Na base da intensificação destas políticas estão o combate à poluição, as alterações climáticas e o bem estar dos cidadãos.

    Representantes de vários coletivos reagiram com satisfação e destacam o anúncio feito ao mais alto nível político como sinal de que algo está a mudar.

    O Dia Mundial da Bicicleta fica este ano com uma marca especial colocando a mobilidade sustentável como aposta para o pós covid 19.

    As associações dizem que até há pouco essa presença não era assumida pelas responsáveis políticos mas agora com sinais mais consistentes.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira, vence distrital do Concurso EUROSCOLA.
    Qui, 04/06/2020 - 09:29

    O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira, ficou em primeiro lugar na fase distrital do Concurso EUROSCOLA de 2020.

    Oito das trinta e três escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens, concorreram ao Euroscola.

    Escola Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira); Escola Secundária José Macedo Fragateiro de Ovar (Ovar); Escola Secundária de Vagos  (Vagos); Escola Secundária Dr. Ferreira da Silva (Oliveira de Azeméis); Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro); Escola Profissional de Aveiro (Aveiro); Escola Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira) e Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada (Anadia) foram as participantes na edição deste ano sob o tema “Valores europeus: também são os teus!”

    O Júri, constituído por Fátima Teles (Vereadora da Inclusão e Cidadania Maior Idade/Associativismo/Turismo e Eventos e Presidente da CPCJ de Ílhavo), Cristina Gomes (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, UA) e Luís Ventura (Diário de Aveiro) avaliou os trabalhos escritos e apresentados em vídeo, tendo atribuído a vitória ao Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite de São João da Madeira, representado pelos alunos Sofia Paiva e Ricardo Mendes.

    O trabalho vencedor será agora apreciado por um Júri Nacional que irá decidir quais as escolas que participarão nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

    Este Concurso é organizado a nível nacional pelo IPDJ, e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.

    O objetivo do Concurso é selecionar as Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Podem concorrer as Escolas do Ensino Secundário que participam no Programa Parlamento dos Jovens.

     

    Categoria: 



  • Ílhavo: Executivo debate agenda para a mobilidade ciclável.
    Qui, 04/06/2020 - 09:15

    O Executivo Municipal de Ílhavo reúne, esta quinta, com uma agenda marcada pelas obras públicas sobretudo no campo da mobilidade.

    A proposta de abertura de concurso para a requalificação da Frente Ria na Gafanha de Aquém, a abertura de concurso para os projetos dos corredores cicláveis entre o centro de Ílhavo e a Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, entre o Centro de Ílhavo e a Zona Industrial da Mota, na Gafanha da Encarnação, e a requalificação da Avenida Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova, são os temas fortes.

    Destaca-se a política de mobilidade ciclável numa altura em que a UE reconhece a importância da mobilidade sustentável e "saudável" em tempos de pandemia.

    Na agenda figura ainda a atualização de preços para 2020 da prestação e serviços de limpeza dos areais das Praias da Barra e Costa Nova, limpeza das zonas marginais da Ria e limpeza de vias e zonas de lazer e a proposta de atribuição de subsídio Pontual a Instituições de Solidariedade Social do Município de Ílhavo no âmbito da COVID-19.

    A Covid 19 fez aumentar os processos de apoio social e na agenda está a proposta de antecipação de verba do Acordo de Cooperação à Associação dos Bombeiros de Ílhavo e os apoios a famílias e comércio.

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro: Executivo regressa às reuniões presenciais com arranjo da antiga EN109 em Cacia na agenda.
    Qui, 04/06/2020 - 08:58

    Aveiro de regresso às reuniões presenciais.

    O executivo municipal de Aveiro vai adjudicar a obra de qualificação urbana da Avenida Europa (antiga EN109) no centro urbano de Cacia, um troço de 2,2 km entre o cruzamento com a Rua Vale Caseiro (“cruzamento da Vulcano / Lusavouga”, onde decorre a obra da nova rotunda) e a nova variante de Cacia (junto à The Navigator Company).

    A empresa Ângulo Recto – Construções, Lda. fica responsável pelo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 1.377.698,20€.

    A empreitada tem como objetivo principal a adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público.

    O projeto prevê a criação de passeios e passadeiras elevadas e a promoção do desvio da circulação de pesados para vias alternativas atualmente existentes, mantendo-se a acessibilidade para cargas e descargas. Será também reformulada toda a rede de iluminação pública e construída uma nova rede para drenagem de águas pluviais com a devida capacidade.

    A Reunião do Executivo Municipal de hoje, a primeira do mês junho, marca o regresso às reuniões públicas e presenciais, depois do período de confinamento provocado pelo combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 e pela legislação que regulou e regula o estado de emergência e o estado de calamidade.

    A Reunião de hoje é de carácter público e tem início marcado para as 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, existindo limitações ao número de pessoas que poderão assistir por força do cumprimento das regras do distanciamento social.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • PCP de Ovar confessa preocupação com o futuro das unidades de saúde.
    Qui, 04/06/2020 - 07:23

    O PCP de Ovar confessa preocupação com o futuro das unidades de saúde.

    Defende que as recentes declarações do director do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS Baixo Vouga), sustentam a possibilidade de encerramento definitivo da Unidade de Saúde Familiar (USF) Alpha, pólo de São Vicente de Pereira Jusã e da USF Laços, pólo de Arada no concelho de Ovar.

    Sob o pretexto do plano de contingência COVID19, estas USFs foram encerradas sem data de abertura previsível.

    “Esta possibilidade é preocupante dado o contexto dos utentes servidos por estes equipamentos. Além de envelhecida, esta população não tem uma rede de transportes públicos capaz de dar resposta às suas necessidades, que a confirmar-se esta medida, condicionará ou até privará a população do acesso a cuidados de saúde primários”.

    Perante a incerteza lançada pelo depoimento do responsável da ACeS Baixo Vouga, o Grupo Parlamentar do PCP dirigiu ao Governo questões sobre o futuro das unidades, sobre o atual encerramento e que medidas vai o Governo tomar para assegurar o funcionamento do pólo de São Vicente Pereira Jusã da USF Alpha, e do pólo de Arada, da USF Laços.

     

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro: Moliceiros podem voltar à atividade turística.
    Qua, 03/06/2020 - 23:10

    O regresso da atividade dos moliceiros aos canais urbanos de Aveiro está autorizado pela Câmara de Aveiro.

    A autarquia fez chegar a informação aos operadores na passada segunda, dia 1 de junho, em email assinado e emitido pelo Presidente da Câmara , José Ribau Esteves, aos Operadores Marítimo-Turísticos, a informar que a atividade dos passeios de Moliceiro nos Canais Urbanos de Aveiro poderia ser retomada.

    Está levantada a recomendação de suspensão enviada a 14 de março e que o estado de emergência viria a impor.

    Uma mensagem que inclui procedimentos a adoptar em nome da segurança.

    Na carta dirigida a todos os 10 Operadores, o Presidente da CMA deu nota da nossa disponibilidade para continuar a trabalhar pelo relançamento da atividade turística na Cidade e no Município de Aveiro, “voltando ao patamar de elevado nível a que conseguimos chegar até fevereiro de 2020”.

    A autarquia confirma que está disponível para devolver 1/3 do valor pago pela atribuição do lugar e licença de operação para 2020 (respeitante a 4 meses, março a junho), no âmbito do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”.

     

    Categoria: 



  • Aveiro: Moliceiros podem voltar à atividade turística.
    Qua, 03/06/2020 - 22:26

    O regresso da atividade dos moliceiros aos canais urbanos de Aveiro está autorizado pela Câmara de Aveiro.

    A autarquia fez chegar a informação aos operadores na passada segunda, dia 1 de junho, em email assinado e emitido pelo Presidente da Câmara , José Ribau Esteves, aos Operadores Marítimo-Turísticos, a informar que a atividade dos passeios de Moliceiro nos Canais Urbanos de Aveiro poderia ser retomada.

    Está levantada a recomendação de suspensão enviada a 14 de março e que o estado de emergência viria a impor.

    Uma mensagem que inclui procedimentos a adoptar em nome da segurança.

    Na carta dirigida a todos os 10 Operadores, o Presidente da CMA deu nota da nossa disponibilidade para continuar a trabalhar pelo relançamento da atividade turística na Cidade e no Município de Aveiro, “voltando ao patamar de elevado nível a que conseguimos chegar até fevereiro de 2020”.

    A autarquia confirma que está disponível para devolver 1/3 do valor pago pela atribuição do lugar e licença de operação para 2020 (respeitante a 4 meses, março a junho), no âmbito do “Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da Câmara Municipal de Aveiro / Operação Anti Covid-19”.

     

    Categoria: 



  • Anadia: Autarquia investe no combate às perdas de água.
    Qua, 03/06/2020 - 21:10

    A Câmara Municipal de Anadia lançou a concurso público a empreitada “Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Distribuição e Adução de Água do Concelho de Anadia”.

    Trata-se de um investimento que ronda um milhão de euros.

    A implementação deste sistema de gestão visa, para além da redução das perdas de água na rede de abastecimento do concelho, obter uma maior otimização e controlo do funcionamento de toda a rede, uma vez que irá monitorizar todos os equipamentos, desde a captação, passando pela adução, reservatórios e distribuição de água, melhorando assim a qualidade do sistema.

    A empreitada tem um prazo de execução de 300 dias.

    A obra foi objeto de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos –, tendo sido aprovada, e obterá uma comparticipação financeira na ordem dos 360 mil euros.

     

    Categoria: 



  • Presidente do CDS visita bombeiros de Albergaria e almoça com presidentes de Câmara.
    Qua, 03/06/2020 - 20:38

    O Presidente do CDS visita, esta quinta, os Bombeiros de Albergaria.

    Francisco Rodrigues dos Santos vai estar, ao meio dia, no quartel, na zona industrial de Albergaria-a-Velha, e segue para um almoço com autarcas eleitos em Câmaras do Distrito.

    Encontro à mesa com os Presidentes de Câmara de Albergaria-a-Velha, Vale de Cambra e Oliveira do Bairro, eleitos pelo CDS.

    Categoria: 



  • PS/Ílhavo defende alargamento dos apoios municipais a famílias e associações locais.
    Qua, 03/06/2020 - 17:54

    O Partido Socialista de Ílhavo (PS) no contexto do apoio à comunidade em tempo de pandemia, defende um conjunto de medidas de apoio às famílias e associações afetadas pela situação de emergência.

    O PS defende que o Município deve alargar o apoio ao pagamento da fatura da água, somando-lhe a ajuda no pagamento da eletricidade e gás "aos agregados familiares com situação socio-económica frágil". Para o PS "a Câmara deve, através da contratualização com as IPSS, providenciar serviços domiciliários extraordinários, aumentando assim transitoriamente as pessoas apoiadas em sua casa com diferentes níveis de suporte mediantes as suas carências de saúde e socioeconómicas, particularmente aquelas que integrem grupos de risco".

    No que diz respeito ao apoio às associações do concelho, "para além dos anunciados apoios extraordinários às IPSS e aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo reivindicados desde logo pelo PS, e este último ainda sem concretização, a Câmara deve criar uma linha de financiamento extraordinário às associações do concelho de dimensão cultural, desportiva, educativa e juvenil, destinada a colmatar desequilíbrios orçamentais resultantes da diminuição de receita provocada pela inatividade durante a crise pandémica". A linha de apoio financeiro "deve também prever o apoio ao investimento de adaptação das associações à 'nova normalidade'”.

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel