• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje85
Esta SemanaEsta Semana691
Este MêsEste Mês16406
TOTALTOTAL1073998
Statistik created: 2020-01-21T04:22:10+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Ílhavo avança para a renovação de Rede de Abastecimento de Água em Vale de Ílhavo.
    Seg, 20/01/2020 - 21:45

    Ílhavo avança para a renovação de Rede de Abastecimento de Água com investimento de 139 mil euros em pavimentações já protocolado.

    Trata-se de um acordo que abre caminho à empreitada de renovação das Redes de Abastecimento de Água, em Ílhavo, num trabalho conjunto com a ADRA.

    Para já os trabalhos arrancam em arruamentos no Lugar de Vale de Ílhavo e na Carvalheira, com uma extensão de cerca de 2.500 metros, abrangendo parte da Rua Prior Valente, desde o cruzamento com a Rua da Lagoinha, na Carvalheira, a Rua dos Louros, a Rua dos Ferreiros, a Rua N. Sra. do Alívio, a Rua do Cabeço do Nuno e a Travessa da Rua do Cabeço do Nuno, em Vale de Ílhavo.

    A realização dos diversos ramais domiciliários vai provocar a degradação das vias e a autarquia quer assegurar a reparação com a definição da repartição das responsabilidades, encargos e respetiva comparticipação financeira.

    Neste âmbito, a Câmara Municipal de Ílhavo aprovou assumir a requalificação do pavimento dos arruamentos intervencionados pela renovação da Rede de Abastecimento de Água e respetivos ramais domiciliários, a qual representa um investimento de 139.920 euros.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • 23 Milhas apresenta programa do Festival de Robertos e Marionetas.
    Seg, 20/01/2020 - 21:04

    O Palheta, festival de Robertos e Marionetas, regressa de 5 a 8 de março sob o mote da viagem.

    Trata-se de uma organização do 23 Milhas, projeto cultural da Câmara Municipal de Ílhavo, com recurso a espaços da Gafanha da Nazaré, incluindo as próprias ruas e as lojas do comércio local, estes desafiados a um percurso artístico orientado pela artista Vera Alvelos.

    Nesta quarta edição, há um foco nas exposições, através de uma mostra pensada e desenhada pelo designer Nuno Coelho, sobre a relação da Gafanha da Nazaré com os Robertos e as Marionetas, sem esquecer um dos seus grandes impulsionadores, Armando Ferraz.

    E uma segunda com exposição de marionetas do Oriente, as “Vozes da Terra”, através do espólio de Elisa Vilaça.

    Este ano, o Palheta internacionaliza-se ainda mais, recebendo companhias francesas e espanholas, além do habitual e muito português teatro de Dom Roberto, este ano representado pelas companhias de teatro de marionetas Valdevinos e pela Mãozorra.

    De Espanha, a companhia Ángeles de Trapo trazem Error 404 e Viajeros Del Carrusel, enquanto de França chega um pouco habitual espetáculo de marionetas, que são na realidade sacos de plástico esvoaçantes, manipulados não só pelos humanos, mas também pelas restantes condições externas.

    L’Après-midi D’un Foehn é um espetáculo para ver na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, da Compagnie Non Nova.

    Além disto, mantém-se a componente comunitária chamando de novo a população da Gafanha da Nazaré, mas também dos arredores, a participar num espetáculo de rua orientado pela Teatro e Marionetas de Mandrágora.

    No ano passado sobre Marés, este ano Contraventos, o espetáculo tem por estes dias inscrições abertas para as oficinas, duas distintas, destinadas ao público em geral, e que dão acesso a esta experiência que busca inspiração na identidade do local.

    Além de tudo isto, há ainda um espetáculo da Partículas Elementares, João e o Pé de Feijão, uma intervenção de grandes líderes/ditadores sob fios em Discursos, dos LaFontana e um concerto único de fusão entre a Fanfarra Káustika e a Radar 360º, na já habitual provocação do encontro entre a música e o teatro das marionetas.

    Categoria: 



  • “Ílhavo Sports Meeting” agendado para o final da semana.
    Seg, 20/01/2020 - 20:23

    Ílhavo vai acolher aquele que alguns já consideram o maior evento de educação desportiva em Portugal.

    No final desta semana, dias 24 e 25 de janeiro, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, o Município irá acolher o “Ílhavo Sports Meeting”.

    Técnicos, dirigentes, professores, estudantes, atletas e treinadores são desafiados a participar nesta jornada de reflexão.

    A Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria com a Unique’s (Portugal Sports Summit), promove no Município um evento que, por norma, ocorre nas capitais de distrito.

    São esperados 20 oradores e 250 “congressistas” num evento que reúne figuras como Manuel Cajuda e Duarte Gomes (futebol), Joel Rocha (futsal), Elisabete Jacinto (desporto motorizado), os selecionadores nacionais Mário Gomes (basquetebol), Renato Garrido (Hóquei em Patins), Paulo Barrigana (atletismo) e o aveirense José Velhinho (Remo).

    Figuras de topo do desporto de alta competição como Catarina Sousa (bodyboard), Miguel Miranda (basquetebol), Tarantini (futebol), Carlos Resende (andebol) ou Luís Bilro (futebol de praia) entram na lista de oradores.

    Da região são oradores Arménio Pinho (Associação Futebol Aveiro), Pedro Soares (Rede Municípios Amigos do Desporto), Ricardo Sousa (treinado do S.C. Beira Mar), Ulisses Santos, Sérgio Lopes e José Henriques.

    Nota ainda para a presença de Jorge Pina, ex-pugilista do SC Portugal, que, pela sua experiência de vida e de alta competição, alarga a dimensão desportiva do evento até ao domínio da inclusão e do desporto adaptado.

    As inscrições para o evento ainda se encontram disponíveis em https://www.sportsmeeting.pt/products/ilhavo-sports-meeting, tendo um custo de 25 euros para público em geral e 15 euros para atletas e estudantes.

    Categoria: 



  • Município da Murtosa vai abrir candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento habitacional-
    Seg, 20/01/2020 - 20:15

    O Município da Murtosa vai abrir candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento habitacional, um mecanismo de ação social, instituído pela Autarquia há 8 anos, que, em 2019, apoiou 61 agregados familiares do concelho, num investimento global de mais de 67.000 Euros.

    Para já foi aprovada a abertura do período de candidaturas ao programa de apoio municipal ao arrendamento habitacional para o ano de 2020, que decorrerá de 27 de janeiro a 11 de março.

    O programa de apoio municipal ao arrendamento habitacional foi lançado em 2012, pela Câmara Municipal, e visa auxiliar as famílias mais desprovidas de recursos financeiros do Concelho no acesso ao arrendamento de habitação.

    O apoio ao arrendamento habitacional apresenta-se como um mecanismo complementar a outras vertentes de apoio municipal no domínio da Habitação Social, nomeadamente o programa de realojamento e a atribuição de lotes para autoconstrução, implementados pela Câmara Municipal, no sentido de criar respostas para as famílias que revelam necessidade de uma habitação condigna.

    A medida procura ainda introduzir um dinamismo acrescido no mercado local de arrendamento, estimulando, por via do incremento na procura, o aumento da oferta.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Programa 'Comércio Digital.pt – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital' passa por Albergaria.
    Seg, 20/01/2020 - 18:47

    A ACEPI – Associação da Economia Digital e a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal organizam no dia 29 de janeiro, pelas 15h00, a sessão oficial do roadshow do Programa ComércioDigital.pt – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital.

    O evento tem lugar na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha e conta com o apoio do Município e da SEMA.

    Ao longo da tarde vai ser abordada a importância do comércio digital, sendo demonstrado como o mercado online permite captar novos clientes e expandir negócios.

    As quatro intervenções vão incidir sobre os seguintes temas: Colocar o negócio das PME do comércio e serviços mais próximo do futuro; Porque é tão importante a presença digital nas empresas de comércio e serviços?; Como captar novos clientes e aceder a novos mercados com o digital?; e Comércio digital: oportunidades para as PME portuguesas.

    A participação no evento é gratuita.

    Categoria: 



  • Homem encontra feto dentro de um carro em Espinho.
    Seg, 20/01/2020 - 18:04

    Um homem encontrou um feto, dentro de um saco de plástico, no interior de um carro (na foto), esta segunda-feira, em Espinho.

    O feto do sexo feminino, com sete meses de gestação, foi encontrado numa viatura na Rua 62, em Espinho.

    Um homem​​​​​ estava a fazer a limpeza do carro, esta manhã, quando viu um saco no interior do veículo com o feto dentro e deu o alerta às autoridades, pelas 12.22 horas.

    A mulher que será a progenitora, de 24 anos, foi ao hospital de madrugada com queixas de dores abdominais, onde permanece internada. O veículo onde estava o feto pertence à mulher.

    A PSP de Espinho está a investigar as circunstâncias em que ocorreram os factos.

    Os Bombeiros Voluntários dos Carvalhos recolheram o feto do local, pelas 15.15 horas.

    O veículo foi depois removido para a esquadra da PSP de Espinho para ser alvo de perícias.

     

     

     

     

    Fonte: JN

    Categoria: 



  • Deputados do PS enaltecem requalificação do Hospital de Ovar.
    Seg, 20/01/2020 - 17:59

    Os Deputados do Partido Socialista, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, visitaram o Hospital Francisco Zagalo, em Ovar.

    Na agenda do encontro deu-se enfoque ao projeto das obras de requalificação do Bloco Operatório daquela unidade hospitalar.

    Os deputados, recebidos pelo Presidente do Conselho Diretivo, Luís Ferreira, tiveram oportunidade de conhecer aquele projeto, cujo investimento previsto ronda os 2.5 milhões de euros.

    A empreitada terá início no segundo semestre de 2020.

    Categoria: 



  • Câmara de Estarreja avança para a formalização de protocolo com a Ineos Automotive.
    Seg, 20/01/2020 - 17:41

    O Município de Estarreja e a Ineos Automotive irão promover uma cerimónia de formalização do Protocolo de Colaboração para Implementação de um Complexo Industrial no Eco Parque Empresarial de Estarreja, que terá como atividade principal a produção de automóveis ligeiros todo-o-terreno. O documento visa definir a relação de cooperação a estabelecer para implementação do projeto.

    A sessão terá lugar na próxima quarta-feira pelas 11h00, no Edifício dos Paços do Concelho.

    Contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e de Dirk Heilmann, CEO da Ineos Automotive, .

     

     

    Categoria: 



  • Doutorando da UA escolhido para o Institute of Food Technologists.
    Seg, 20/01/2020 - 17:18

    Carlos Pinto, estudante de doutoramento no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (na Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares – QOPNA & LAQV - REQUIMTE) foi eleito representante dos estudantes europeus da Divisão de Processamento Não-Térmico (Non-thermal Processing Division, NPD) do Institute of Food Technologists (IFT) dos EUA, juntamente com mais dois alunos europeus (Espanha e Suíça).

    O IFT é a maior associação internacional de tecnólogos alimentares, tendo um papel preponderante na investigação, ensino e aplicações industriais na área da ciência e tecnologia alimentar. Com 78 anos de história, o IFT tem como objetivo a dinamização e partilha de conhecimentos, agregando representantes de mais de 100 países, unidos pelo objetivo comum de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia alimentar a nível académico e industrial.

    Carlos Pinto foi eleito pelo comité executivo da NPD, em reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido sob orientação do investigador Jorge Saraiva na área da tecnologia de alta pressão para conservação de alimentos e novas aplicações biotecnológicas, em que a UA tem vindo a desenvolver investigação e aplicações industriais, pela sua forte aposta na tecnologia nos últimos anos. No mandato anterior, uma estudante de doutoramento do QOPNA & LAQV – REQUIMTE (Liliana Fidalgo) também orientada pelo investigador Jorge Saraiva e que, entretanto, terminou o doutoramento, tinha sido também eleita como representante dos estudantes europeus na NPD do IFT.

    Carlos Pinto está neste momento a frequentar o 2º ano do programa doutoral em Biotecnologia da Universidade de Aveiro, a desenvolver um trabalho que incide na utilização de estratégias baseadas em alta pressão para inativação de esporos bacterianos e de fungos, como alternativa aos processos de esterilização térmicos tradicionais. Carlos Pinto desenvolve trabalho de investigação envolvendo a tecnologia de alta pressão desde 2015, aquando a realização do seu projeto de licenciatura, tendo realizado a sua tese de mestrado também em aplicações desta tecnologia.

    Honrado com a sua escolha, o doutorando da UA considera esta um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em conjunto com a equipa liderada pelo investigador Jorge Saraiva, com a tecnologia de alta pressão que envolve as vertentes de ciência fundamental e de ciência aplicada.

    Usando pressões elevadas, entre 5000 e 6000 atmosferas, é possível pasteurizar alimentos a frio sem necessidade de os submeter a calor, contrariamente à corrente e convencional pasteurização térmica. Deste modo, é possível produzir alimentos pasteurizados a frio com qualidade muito superior e com prazo de validade alargado, em comparação com a pasteurização térmica. A produção industrial de alimentos pasteurizados por alta pressão tem crescido de modo muito considerável nos últimos anos, apesar dos custos ainda mais elevados.

    Uma das novas aplicações, a esterilização térmica assistida por alta pressão, combina calor com pressão para produzir produtos alimentares esterilizados, estando a sua utilização comercial aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. Uma outra aplicação, mais recente, é a possibilidade de conservar alimentos sob pressão, à temperatura ambiente e assim sem necessidade de refrigerar e sem gastos energéticos, que tem vindo a ser estudada por Carlos Pinto. Numa outra linha de investigação, estudam-se aplicações da tecnologia de alta pressão na área da biotecnologia, envolvendo processos fermentativos sob pressão, usando a pressão como um stress microbiano para modular o metabolismo microbiano e assim melhorar processos fermentativos. A tecnologia de alta pressão está também a ser usada para processos de extração a frio de compostos bioativos, nomeadamente de subprodutos de indústrias alimentes.

    Categoria: 



  • Estação Científica é um 'novo' espaço de inovação e desenvolvimento.
    Seg, 20/01/2020 - 16:59

    Tiago Lourenço diz que andou um ano para conseguir chegar à Estação Científica e que o espaço é "diferenciador" por incluir parceiros como as Empresas, as Escolas, a Autarquia, a Universidade e a Fábrica da Ciência.

    Da cozinha molecular até à robótica e à programação, o novo 'estaleiro' em Aveiro pretende ser um espaço onde todos metem a “mão na massa”. Ílhavo tem na Estação Científica um "estaleiro" de atividades práticas nas áreas das ciências, robótica e programação.

    O Vereador ilhavense diz que "!é o retorno aos princípios da antiga capacidade de desenrascar soluções num espaço congregador". (com áudio)

    Teka, Vista Alegre, Prio e Motofil estão entre os parceiros, neste projecto.

    O antigo Fórum da Juventude tem "uma nova vida", reservando um lugar onde a ciência e a tecnologia estejam de mão dada, ainda, com a cultura, o património e a identidade locais.

     

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel